FINANCIAMENTO PARA CONSTRUÇÃO

agosto 13, 2018

FINANCIAMENTO PARA CONSTRUÇÃO

Financiamento para Construção

Se você tem sonhado muito com a construção da sua casa própria e vem encontrando dificuldades em totalizar o montante necessário para realizar esse sonho, saiba que é possível adquirir um financiamento para construção nova, construção e aquisição do terreno e término de obra já iniciada.

Então, hoje vamos falar sobre os cinco primeiros passos para você financiar a sua construção pela Caixa Econômica Federal de forma bem resumida.

1º PASSO - Correspondente da Caixa


A primeira coisa a se fazer quando se quer buscar um financiamento é fazer uma simulação para saber qual o valor você pode financiar, ou seja, analisar a sua capacidade de pagamento (comprometimento de renda) pelo valor desejado. No site da Caixa você encontra um simulador, muito intuitivo e de fácil operação, porém, aconselhamos que você procure um correspondente da Caixa Econômica, porque ele poderá tirar todas as suas dúvidas, e propiciar algumas opções de simulação, assim você não fica preso apenas a apenas uma condição.

2º PASSO - Buscar um profissional, Engenheiro ou Arquiteto


A segunda coisa a fazer para quem pretende financiar uma construção é procurar um profissional da construção, que pode ser um engenheiro ou arquiteto. Ele vai orientar sobre o que é possível fazer com o valor que você encontrou na simulação. As vezes é necessário adequar esse valores, pois nem sempre se tem noção exata do custo de uma obra e é bastante comum que a pessoa sonhe alto demais. Então é justamente aí que entra a experiência de um profissional, ele sabe o custo de uma obra e com o auxilio dos projetos é possível saber exatamente quanto vai custar o seu sonho. Ele também vai elaborar todos os projetos necessários para execução da sua obra.

3º PASSO - Aprovação do Projeto


Aprovação do(s) projeto(s) na prefeitura do seu município. Algumas prefeituras exigem apenas o projeto arquitetônico, outras, além do projeto arquitetônico também é necessário encaminhar os projetos estrutural, hidráulico e elétrico entre outros. Mas fique tranquilo que o profissional que você contratar vai fazer todos esses trâmites para você, pois afinal ele entende bem sobre isso tudo.

4º PASSO - Planilhas da Caixa Econômica Federal


Após a aprovação do(s) projeto(s) pela prefeitura, é hora de elaborar o cronograma físico financeiro. O profissional contratado irá marcar uma reunião com você para definir juntos todos os tipos de acabamentos que você gostaria de fazer na sua futura casa, então você irá escolher qual o tipo de piso, de peças sanitárias, revestimentos, pintura, luminárias, torneiras etc. Essa é uma fase de muita expectativa, pois você já começa a "construir" sua casa em sua mente e visualizar mentalmente como vai ficar cada ambiente.
Após colher todas as informações com você, o engenheiro, ou arquiteto, irá colocar todas essas informações em uma planilha junto com todas as outras informações construtivas, como, material da fundação, paredes, cobertura, tubos e conexões necessários etc. Essa planilha é exigida pela Caixa, porque eles querem saber exatamente quanto vai custar a sua obra e quanto tempo ela vai durar. Nesta planilha, então, além das especificações de materiais também é colocado o custo de cada um deles e quanto tempo vai durar cada etapa da obra.

5º PASSO - Análise de documentos e projetos


Agora é hora de retornar ao correspondente da Caixa com todos os projetos e planilhas preenchidas pelo engenheiro, ou arquiteto, e ele vai encaminhar para a Caixa Econômica junto com os demais documentos que ele irá solicitar a você. Depois é só aguardar o comunicado da Caixa dizendo se  precisa anexar algum documento a mais ou talvez corrigir algo que não ficou de acordo com a exigências ou, o melhor, se tudo estiver ok, seu financiamento estará aprovado. Agora é só partir para o início da obra, que também tem algumas etapas a serem seguidas.

Gostou desses primeiros passos?

Se você quer que saber mais sobre esse assunto deixe nos comentários que assim eu preparei um conteúdo mais detalhado, ok.


Você também pode gostar

2 comentários

Curta no Facebook

Instagram