Tijolo Ecológico
março 18, 2017TIJOLO ECOLÓGICO
Apesar de ser um material utilizado desde 1935, o tijolo ecológico não é utilizado em grande escala nos dias de hoje. O que leva, muitas vezes, ao conceito errôneo de que não é um material de boa qualidade. Mas muito pelo contrário, o tijolo ecológico, foi ganhando aprimoramento ao longo dos anos, sua composição de solo e cimento, garante uma resistência que hoje já é normatizada pela ABNT, onde na NBR 8492 determina que os tijolos de solo cimento devem apresentar uma resistência de no mínimo 2,0MPa.
Tijolo Ecológico
No processo de fabricação não é utilizado a queima, como acontece nos materiais cerâmicos, com isso há uma grande contribuição para a diminuição do desmatamento e também não há emissão de gases tóxicos para atmosfera, por isso o tijolo ganhou o nome de ecológico.
A utilização desse material na construção pode reduzir em até 40% o custo total da obra. Isso porque o material de acabamento pode ser aplicado diretamente no tijolo, argamassa para assentamento de cerâmica, gesso (utilização de Bianco para melhor fixação), texturas e pinturas. Caso a opção seja o reboco, este será feito com uma espessura muito mais fina que nas alvenarias comuns, pois não há imperfeições a serem corrigidas pela massa. Outro fator que reduz os custos são as instalações hidro-sanitárias e elétrica, pois são executadas junto com a execução das paredes, a utilização dos furos nos tijolos para passagem de tubulação elimina os rasgos de parede comuns nas alvenarias convencionais, o que diminui o desperdício de material, pois não gera resíduos, economiza horas de mão de obra, que não precisa rasgar as paredes e depois cobrir com massa.
Outro fator que deve ser levado em conta é a barreira termo-acústica que é formado através do ar que entram através dos furos, tornando o ambiente mais silencioso e confortável, aquecido no inverno e fresco no verão.
São muitas as vantagens de se utilizar o tijolo ecológico, se você está pensando em construir pense a respeito.
Acompanhe o blog e fique sabendo de mais novidades e dicas sobre construção. Assine a Newsletter e receba por e-mail sempre que sair uma postagem nova e também receba o resumo do mês.
0 comentários